Carregando agora

Metal Light aplica inovação na contrução de novas UBSs em BH

Tecnologia Steel Frame consolida BH como polo de inovação e garante sustentabilidade na construção de unidades básicas de saúde para a Prefeitura de Belo Horizonte

A Metal Light, empresa mineira em sistemas construtivos industrializados, segue otimista com o cenário de crescente demanda do mercado por soluções mais ágeis e sustentáveis, com destaque para o avanço da tecnologia steel frame no Brasil e, especialmente, em Minas Gerais, que tem se consolidado como um terreno fértil para a inovação no setor da construção civil.

Um dos projetos de destaque é a participação da empresa na entrega de 53 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) inauguradas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) desde 2020. Nesses equipamentos públicos, a etapa equivalente à alvenaria tradicional foi executada com o sistema Steel Frame, um método que reduz prazos, desperdício e imprevistos, consolidando-se como uma construção inteligente, tendência observada nas cidades mais avançadas globalmente.

Para o CEO da empresa, Roney Alves, o otimismo é reflexo de um mercado em plena transformação, que agora busca ativamente por eficiência e novas tecnologias.

“Essa tecnologia permite uma versatilidade de projetos. Estamos, atualmente, com uma forte atuação no setor residencial de alto padrão em Nova Lima e Lagoa Santa, mas também estamos com obras em Vespasiano e a entrega de centros de saúde para o setor público em Belo Horizonte”, diz.

A tendência observada pela empresa acompanha um movimento global. Segundo o Steel Framing Market Report, a participação deste sistema construtivo na indústria deve crescer entre 5 e 7 até 2027. O principal atrativo, segundo Alves, é a racionalização da obra. “O que sustenta essa adesão é o planejamento detalhado, a redução significativa de desperdícios, o menor prazo de execução e a otimização de custos indiretos, resultando em um padrão superior de qualidade na entrega final”, pontua.

Entenda mais a tecnologia

O sistema, que utiliza perfis de aço como “estrutura esquelética” da edificação, se destaca pela flexibilidade arquitetônica. Roney Alves ressalta que soluções complexas na alvenaria, como curvas, grandes vãos e fachadas diferenciadas, também são plenamente viáveis no Light Steel Frame. No entanto, ele adverte que o desempenho superior do sistema depende da correta especificação dos materiais e da presença de mão de obra qualificada.

“É indispensável contar com profissionais capacitados e fornecedores especializados, que dominem os detalhes técnicos do sistema e assegurem a máxima eficiência e durabilidade do projeto”, conclui.

Outro diferencial importante é a sustentabilidade: o processo construtivo consome menos água, gera menos resíduos e demanda menos energia, resultando em uma obra mais limpa, eficiente e responsável com o meio ambiente. Lista outros benefícios, como desempenho termoacústico, alta precisão na compra dos materiais e na montagem, o que se traduz em obras mais organizadas e eficientes.

Também relevante é a redução quase total do INSS da obra. Uma vez que, por se tratar de um sistema industrializado, os tributos já são recolhidos no ato da compra dos materiais. Esse fator torna o steel frame, ao final, uma opção mais econômica e vantajosa em relação aos métodos convencionais, conclui.