05/09/2024 às 21h11min - Atualizada em 06/09/2024 às 00h00min

Carros seminovos: 3 dicas essenciais para fazer um bom negócio

Saiba o que avaliar em um veículo usado para evitar quaisquer dores de cabeça após fechar um negócio

ANDRé ELOI
Crédito: hxdbzxy / iStock
 

Comprar um veículo seminovo é uma prática que sempre gera um certo receio – afinal, não é possível saber com exatidão tudo que aquele carro já passou com seu antigo dono. Ainda assim, a alternativa permanece sendo ideal para aqueles que desejam investir em um automóvel e economizar no processo.

É sempre válido reforçar que a compra de carros seminovos nunca deixa de ser um bom negócio – desde que o comprador se atente a uma série de detalhes que lhe ajudarão a descobrir se o automóvel está em plenas condições de uso. Seja por falta de informação ou cautela, o barato muitas vezes pode acabar saindo caro.

A seguir, confira algumas dicas para garantir que a compra do seminovo será um bom negócio.

Vistoria visual

Geralmente, muitas pessoas costumam fazer apenas uma vistoria visual antes de fechar a compra de um seminovo. Contudo, é necessário saber identificar possíveis sinais de alerta no carro em questão – por mais sutis que sejam, um único deles já é o suficiente para indicar um possível prejuízo.

De preferência, escolha um local a céu aberto e faça a inspeção durante o dia. É importante contar com uma boa iluminação e ter espaço suficiente para analisar cada detalhe do carro. Procure por marcas e desalinhamentos na carroceria, além de conferir motor, embreagem e freios – de preferência, dê partida no veículo para escutar o barulho do motor.

O interior também precisa de atenção: verifique o estado de conservação do estofamento e não se esqueça de conferir se os vidros e outros recursos estão funcionando corretamente.

Test drive

Uma vistoria visual não é suficiente. Dirigir o carro antes de comprar também é importante, pois é na prática que identificamos grande parte dos problemas. Aqui é necessário se atentar a qualquer barulho estranho que o automóvel possa estar fazendo, além de verificar se ele consegue passar em subidas tranquilamente.

O test drive precisa ser feito com atenção e sem pressa, então reserve o tempo que for necessário para avaliar cada detalhe do funcionamento do veículo.

Histórico do automóvel

Por fim, é sempre importante verificar o histórico do automóvel antes de comprar carros seminovos. Nem sempre é possível garantir que o vendedor está sendo totalmente sincero, então peça para dar uma olhada no histórico de revisões ou simplesmente procure o Detran para receber um relatório completo.

Dessa forma, é possível descobrir a quilometragem total do veículo, se já passou por consertos complexos, se já se envolveu em acidentes ou até se já foi furtado. Todos esses são fatores que desvalorizam um carro, então é importante passar longe quando existir qualquer tipo de inconveniente relacionado. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ocontornodebh.com.br/.