11/07/2024 às 09h52min - Atualizada em 11/07/2024 às 09h52min

Instituto Cervantes de Belo Horizonte promove aulas demonstrativas e encontros culturais gratuitos, até 27 de julho

Programação convida o público a conhecer a instituição oficial do Governo da Espanha em Belo Horizonte

Mariama Lopes

No mês de julho, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte oferece uma extensa programação gratuita, com aulas demonstrativas e encontros culturais. Nas manhãs de sábado,  até 27 de julho, o local abre suas portas para quem quiser conhecer melhor sua metodologia e estrutura e se aproximar da cultura em espanhol. Os encontros exploram artistas e obras icônicas da cultura hispana e até misturam o idioma com a prática de Yoga.

 

"No Cervantes, sempre pensamos em oferecer o espaço necessário para as pessoas nos conhecerem, com programação aberta ao público. É uma oportunidade também de estabelecer uma troca com a comunidade, difundir os conhecimentos que produzimos, além de demonstrar, a quem se interessa, como funcionam nossas aulas e as provas que aplicamos aqui", comenta Eduardo Maura, diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Nos primeiros encontros culturais, o professor Manuel Román explora duas grandes obras do Museu do Prado. A primeira foi "Las Meninas" (1656), que foi alvo de obsessão até de Picasso e uma das maiores criações de Diego Velázquez, principal artista do século de Ouro Espanhol. No próximo encontro, dia 13 de julho, o professor analisa os mistérios de "O Jardim das Delícias", de Hieronymus Bosch. A obra é, na opinião do crítico britânico Alastair Sooke, provavelmente a cena do inferno mais famosa na arte ocidental. 

 

Para os interessados em conhecer, na prática, a metodologia das aulas do Cervantes, o dia 20 de julho começa com uma aula demonstrativa gratuita. Em seguida, a manhã continua com Beatriz Lima, que apresenta o trabalho imortal de Mercedes Sosa, uma das mais famosas intérpretes do folclore da América Latina no mundo. 

 

No dia 27 de julho, o público poderá conhecer a fundo como funciona o DELE, teste oficial de proficiência em espanhol, reconhecido internacionalmente. O Instituto Cervantes é o responsável por realizar as provas no Brasil, em nome do Ministério de Educação e Ciência da Espanha. 

 

Mais tarde, no mesmo dia, uma forma divertida e fora da caixa para aprender espanhol. No encontro com Sabrina Fonseca, a professora ensina espanhol enquanto ensina práticas de Yoga. Para todas as idades, corpos e níveis de espanhol, na aula, o público pode flexibilizar o corpo, acalmar a mente e, ao mesmo tempo, aprender o idioma.

 

SOBRE O INSTITUTO CERVANTES 

 

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pela Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e difundir a cultura hispânica. A sede central se encontra em Madrid e em Alcalá de Henares (Madrid), cidade de nascimento do escritor Miguel de Cervantes. Ao longo de todo o ano, a sede em Belo Horizonte promove atividades gratuitas para os alunos viverem o espanhol, enquanto aprendem, de forma prática e conectada com a cultura espanhola. 

 

O trabalho da instituição está dirigido por representantes do mundo acadêmico, cultural e literário do âmbito espanhol e hispano-americano. Em BH, colabora com museus, galerias, teatros, livrarias, editoriais e outras instituições culturais brasileiras, assim como espanholas e latino-americanas. Também colabora em todos os projetos culturais e do ensino do espanhol dirigidos conjuntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e com numerosas prefeituras do Estado.

 

SERVIÇO 

Programação de julho no Instituto Cervantes 

Local: Instituto Cervantes

Rua dos Inconfidentes, 600 - Savassi

Belo Horizonte (MG)

 

Gratuito

 

Mais informações: belohorizonte.cervantes.es/es/default.shtm

instagram.com/institutocervantesbh/

 

Programação:

Dia 13 de julho 

Jóias do Museu do Prado | Prazeres e pecados de "O Jardim das Delícias", segundo Hieronymus Bosch

Horário: 11h 

 

Dia 20 de julho 

Aula demonstrativa 

Horário: 10h 

 

Mercedes Sosa: um passeio pela sua vida e sua obra

Horário: 11h 

 

27 de julho 

Aula demonstrativa - DELE

Horário: 10h 

 

Yoga no Cervantes

Horário: 11h 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ocontornodebh.com.br/.