Palco Hip Hop promove cultura urbana em Contagem com programação gratuita
Crédito: Pablo Bernardo
Batalhas de dança com até 7 mil reais em premiação, apresentações de DJs, shows, feira de empreendedores e graffiti live painting estão entre as atrações nos dias 21 e 22 de março, na Estação da Juventude e no Sambódromo de Contagem.
Nos dias 21 e 22 de março, o Palco Hip Hop chega a Contagem com uma programação intensa e gratuita, celebrando os quatro elementos da cultura hip-hop. Na sexta-feira, 21/3, as atividades acontecem a partir das 18h, na Estação da Juventude (Av. João César de Oliveira, 174, JK), com uma cypher e apresentações de DJ’S e seletivas para as batalhas de dança. Já no sábado, 22/3, a partir das 13h, o Sambódromo de Contagem (R. João Gomes Cardoso, 744 – Eldorado) será palco das finais das batalhas de dança, apresentações de DJs, shows e intervenções artísticas, promovendo um intercâmbio entre artistas da cidade e nomes consolidados da cena mineira.
O Palco Hip Hop busca fortalecer a cultura urbana por meio de debates, apresentações artísticas e espaços de troca entre produtores, dançarinos, DJs e MCs. Segundo Victor Magalhães, produtor do projeto, a curadoria foi pensada para valorizar a cena local e fomentar diálogos sobre o cenário artístico de Contagem. “É muito importante que a gente seja essa ponte, esse espaço de um festival amplo e democrático, fortalecendo a cena local e promovendo intercâmbios com outros artistas”, destaca.
A programação inclui as clássicas seletivas e finais das batalhas livres de danças urbanas, em com as disputas 1×1, nas modalidades: feminino e todos os gêneros. As premiações em dinheiro para os vencedores serão de R$ 2.500,00 para a primeira colocação e R$ 1.000,00 para o segundo lugar, além de brindes em cada categoria.
Também integram a agenda do festival shows de artistas como Roger Deff e Miss Black, apresentações de grupos locais de dança como Amanda e Goere, além de performances dos DJs Misinha, Ressonantes e Pat Manoese. O evento também contará com uma feira de empreendedores da cultura hip-hop e um live painting da grafiteira Caos, reforçando a diversidade e a potência da cultura urbana na cidade.
Sobre o Palco Hip Hop
O Palco Hip Hop já faz parte do calendário cultural de Belo Horizonte e agora expande sua atuação para Contagem, ampliando o acesso à cultura hip-hop e promovendo a descentralização dos eventos culturais na região metropolitana. A ocupação do Sambódromo de Contagem marca um novo momento para o evento, consolidando-o como um espaço de encontro e valorização da arte urbana. Esta edição dá continuidade a programação feita em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que no ano passado levou workshops e rodas de conversa para a Estação da Juventude, fortalecendo a conexão do festival com a cena artística da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Projeto Palco Hip Hop é realizado por Neon Cultura e Entretenimento e a correalização é do Instituto Aya de Arte e Cultura Negra e Periférica, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, patrocínio master da Cemig, e patrocínio da Ambev, por meio do Edital Nacional Fundo Bora Cultura Preta de 2023. Na etapa de contagem conta a parceria da Prefeitura de Contagem e da Estação da Juventude.
Serviço – Palco Hip Hop Contagem 2025
Sexta-feira – 21/03 | Estação da Juventude (Av. João César de Oliveira, 174, JK)
18h às 19h30 – DJ Pat Manoese
19h30 às 20h00 – Seletivas Batalha Livre de Danças Urbanas para Mulheres
20h às 20h30 – Seletivas Batalha Livre de Danças Urbanas
20h30 às 21h – Ressonantes (DJ Giffoni e DJ Tobias)
21h – Resultado das Seletivas
Sábado – 22/03 | Sambódromo de Contagem (R. João Gomes Cardoso, 744 – Eldorado)
13h às 14h – DJs Misinha e Ressonantes (DJ Giffoni e DJ Tobias)
13h às 18h – Graffiti Live Paint com a grafiteira Caos
14h às 14h10 – Apresentação de Danças Urbanas (Amanda – Contagem)
14h15 às 14h25 – Apresentação de Danças Urbanas (Goere – Contagem)
14h30 às 14h55 – Pocket Show Roger Deff
15h às 16h05 – Finais da Batalha Livre de Danças Urbanas para Mulheres
16h10 às 16h20 – Apresentação de Danças Urbanas (Asley)
16h25 às 17h30 – Finais da Batalha Livre de Danças Urbanas
17h35 às 18h00 – Pocket Show Miss Black
13h às 18h – Feira do Palco Hip Hop
Entrada gratuita
Mais informações nas redes sociais @palcohiphop