
Programação sobre o Dia Mundial de Alimentação vai até o fim de outubro
Crédito: PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte promove ao longo do mês de outubro uma série de atividades relacionadas ao Dia Mundial de Alimentação, celebrado nesta quinta-feira (16). A programação inclui ações de Educação Alimentar e Nutricional, oficinas de plantio e formações, além de atividades sobre a importância da alimentação adequada, saudável e nutritiva para a saúde nas unidades dos restaurantes populares, reforçando o compromisso do município com as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e o combate à fome. Confira a programação completa.
O objetivo é promover o debate sobre temas essenciais como a agroecologia urbana, soberania alimentar, consumo consciente, combate ao desperdício, dentre outros. A proposta também busca aproximar diferentes públicos, como os agricultores familiares, técnicos, gestores e a sociedade em geral, em consonância com o tema deste ano instituído pela FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura: “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”.
O Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela FAO com o objetivo de promover reflexão sobre fome, pobreza e a garantia do direito à alimentação adequada. Criada para chamar a atenção para a importância do acesso a alimentos nutritivos e seguros, bem como a produção sustentável, a campanha global deste ano destaca o papel essencial da ciência na produção de alimentos saudáveis, com a colaboração entre governos, agricultores e organizações da sociedade civil para a construção de sistemas alimentares mais justos, sustentáveis e acessíveis.
Restaurantes populares
Nesta quinta, durante o almoço, os usuários dos restaurantes populares participaram de ações educativas sobre consumo alimentar e os benefícios de uma alimentação adequada, saudável e nutritiva para a promoção da saúde. As atividades foram programadas em parceria com os cursos de Nutrição da UFMG e PUC Minas e com nutricionistas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).
Foram abordados temas como: prevenção da hipertensão; orientações sobre componentes alimentares (sal, açúcar, gorduras e fibras); leitura de rótulos de produtos industrializados e composição nutricional dos alimentos.
Ciclo de formações e oficinas
Durante todo o mês de outubro acontecem oficinas de Educação Alimentar e Nutricional nos equipamentos de Assistência Social, Centro de Referência da Pessoa Idosa e nas escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) e educação infantil (Emeis), e creches conveniadas. Atividades lúdicas e participativas levam para o público a importância da adoção de práticas alimentares saudáveis em todas as fases da vida.
Também neste mês, estão sendo realizadas oficinas e atividades práticas nas Unidades Produtivas Comunitárias e Coletivas, voltadas a agricultores e agricultoras urbanas. As ações abordam temas como manejo do solo vivo, agroflorestas, escalonamento de produção e controle de pragas, com foco na produção sustentável. Também estão sendo produzidas mais de 24 mil mudas agroecológicas, destinadas a hortas comunitárias, institucionais e escolares, reforçando o compromisso de Belo Horizonte com a alimentação saudável e agroecológica.
O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – Mercado da Lagoinha, também será palco de atividades de formação e qualificação profissional. Nos dias 28 (terça-feira) e 30 (quinta-feira), o equipamento recebe o curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos das unidades socioassistenciais e de cidadania parceiras da Prefeitura. O destaque do curso de boas práticas na produção de refeições inclui aulas práticas sobre técnica dietética e microbiologia, com foco na aplicação de procedimentos adequados para serviços de alimentação, garantindo a qualidade da alimentação nas unidades socioassistenciais e de cidadania, em conformidade com a legislação sanitária.
No dia 31, o Cresan – Mercado da Lagoinha promove atividades de Educação Alimentar e Nutricional, das 9h às 12h. A programação integra o Outubro Prateado, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Como parte do ciclo de formações oferecidas pelos Centros de Vivência Agroecológica (Cevaes) às Unidades Produtivas Institucionais do município, estão programadas oficinas sobre plantas medicinais e perspectivas agroecológicas de saúde: na próxima segunda-feira (21) no Cevae Morro das Pedras (Rua Belfort Roxo, 215 – Nova Granada) e na quarta-feira (23) no Cevae Taquaril (Estrada dos Freitas – Granja de Freitas), das 14h às 16h.
Além das ações voltadas à população em geral, a programação conta com formações específicas para as supervisoras de alimentação, com foco na execução do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE).