Carregando agora

Saúde começa dentro de casa

Crédito: divulgação

Programa Viver Verde Campo incentiva colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis

Promover saúde e qualidade de vida vai muito além de oferecer alimentos saudáveis para os consumidores. É com essa convicção que a Laticínios Verde Campo, referência nacional no segmento de alimentos naturais e zero lactose, lançou o Viver Verde Campo: um programa voltado para o bem-estar físico e emocional dos seus colaboradores. A iniciativa é mais do que uma campanha interna — trata-se de um movimento que pulsa a essência da empresa e fortalece a cultura da saudabilidade dentro e fora do ambiente corporativo.

Com a proposta de envolver todos os setores e níveis da empresa, o Viver Verde Campo reflete um olhar contemporâneo sobre o papel das organizações na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, equilibrado e humano. “Cuidar das pessoas é parte da nossa missão. Acreditamos que isso começa dentro de casa, com quem constrói a Verde Campo todos os dias”, explica Fábio Ferreira, CEO da Verde Campo.

Três pilares de transformação

O programa se apoia em três pilares essenciais: atividade física regular, saúde mental e alimentação saudável. Em cada um deles, a Verde Campo promove ações práticas para que os funcionários incorporem novos hábitos à sua rotina, com suporte da empresa.

No incentivo à atividade física, o Viver Verde Campo apoia desde colaboradores que desejam iniciar uma prática esportiva até aqueles que já mantêm uma rotina ativa, por meio da divulgação de eventos dos quais a Verde Campo é parceira e do estímulo diário com exemplos reais, sempre com foco na saúde física. “Também promovemos a participação em jogos municipais, com diversas modalidades, além de firmar parcerias com espaços locais para a prática de atividades físicas, ginástica laboral e outras iniciativas esportivas em grupo”, conta a gerente de Gente e Gestão da Verde Campo, Dayana Vilela.

Além disso, os benefícios são pensados para facilitar e promover o bem-estar físico. Um exemplo é a parceria com a plataforma Wellhub, que oferece uma ampla variedade de opções para a prática de exercícios, saúde e alimentação. “Acreditamos que incentivar hábitos saudáveis contribui diretamente para a saúde, o engajamento e a qualidade de vida dos nossos colaboradores”, acrescenta a gerente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática regular de atividade física pode reduzir em até 30% o risco de doenças cardiovasculares, além de contribuir para o controle da obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão — enfermidades que ainda figuram entre as principais causas de afastamento no mercado de trabalho brasileiro. “Nosso foco está na prevenção. Quanto mais ativos e saudáveis forem nossos colaboradores, melhor será o desempenho coletivo, o clima organizacional e, sobretudo, a qualidade de vida das pessoas”, comenta Ferreira.

O segundo pilar é voltado ao bem-estar emocional, reconhecendo que a saúde mental é tão essencial quanto a saúde física para o equilíbrio, a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores. Com esse foco, são desenvolvidas ações estruturadas, que promovem acolhimento, escuta ativa e um ambiente de trabalho mais humano e saudável.

“Um diferencial importante é que o nosso time de Gente e Gestão conta com profissionais da área da Psicologia, o que garante um olhar técnico, sensível e embasado nas práticas mais atuais de cuidado emocional. Esses profissionais estão presentes no dia a dia da empresa, atuando ativamente na escuta dos colaboradores, na orientação de lideranças e na construção de iniciativas que realmente fazem a diferença”, acrescenta Dayana Vilela.

Entre essas ações, destacam-se os questionários psicossociais, conduzidos pela equipe de Medicina do Trabalho, que ajudam a mapear riscos e definir estratégias preventivas com total sigilo e responsabilidade. A Verde Campo também conta com parcerias com psicólogas externas, que realizam palestras, workshops e rodas de conversa sobre temas como estresse, ansiedade, equilíbrio emocional e autocuidado.

Um dos destaques desse pilar é o projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’, direcionado às lideranças da empresa. O objetivo é capacitá-las para lidar com os desafios emocionais das equipes, reforçando seu papel como agentes de apoio e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Por meio de encontros e vivências, são trabalhadas a empatia, a escuta ativa e a importância de um ambiente seguro emocionalmente. “Acreditamos que colaboradores emocionalmente saudáveis se sentem mais engajados, produtivos e valorizados — e que esse cuidado é essencial para o sucesso sustentável do nosso negócio e o fortalecimento da nossa cultura organizacional”, explica a gerente.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 86% dos psiquiatras brasileiros notaram um aumento significativo nos casos de ansiedade e depressão após a pandemia. No ambiente de trabalho, isso se traduz em queda de produtividade, absenteísmo e aumento dos conflitos interpessoais. “Não podemos fechar os olhos para a saúde mental. O acolhimento, a escuta ativa e o apoio profissional são ferramentas fundamentais para criar um ambiente onde todos possam se sentir bem, respeitados e valorizados”, reforça o CEO.

Já o incentivo à alimentação saudável também ganha atenção especial. “Incentivamos a escolha de alimentos que nutrem corpo e mente, como os nossos próprios produtos que refletem saúde. Também traremos isso para nosso restaurante, com cardápio acompanhado por nutricionista, além de palestras e workshops sobre alimentação equilibrada”, comenta Ferreira. A ideia é que os bons hábitos alimentares estejam ao alcance do dia a dia, com opções reais, saborosas e acessíveis.

Cuidado que reflete no coletivo

A escolha por ampliar o olhar para dentro da empresa nasce de um maior entendimento dos impactos da saúde no ambiente de trabalho e na vida das pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que, no primeiro ano da pandemia, casos de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% no mundo. Ao mesmo tempo, o Brasil registrou crescimento de 11% de pessoas fisicamente ativas nos últimos cinco anos, segundo o Ministério da Saúde.

Esse movimento por mais qualidade de vida se reflete também no mercado de alimentação saudável, que cresce a uma taxa de 12,3% ao ano, segundo a pesquisa da Brasil Food Trends. Um dado da Euromonitor aponta que, até 2026, o segmento de alimentos funcionais e naturais deve crescer mais de 25% na América Latina. A Verde Campo acompanha e reforça essa tendência, agora também entre seus colaboradores.

“Nosso objetivo não é apenas prevenir doenças, mas transformar saúde e bem-estar em um estilo de vida, promovendo longevidade com qualidade, onde viver mais significa viver bem. E, para viver bem, precisamos construir um clima organizacional ainda melhor”, destaca Ferreira.

Rede de apoio e conhecimento

Além do Viver Verde Campo, a empresa mantém o projeto Espaço da Nutri, uma plataforma exclusiva voltada para profissionais de nutrição que buscam atualização, conteúdos técnicos e materiais sobre alimentação saudável. Com mais de 27 mil nutricionistas cadastrados, o portal oferece apoio técnico, troca de experiências e informações sobre os produtos da marca.

Por meio da plataforma, a Verde Campo amplia sua contribuição para a construção de uma cadeia de saúde alimentar mais sólida e conectada à ciência. Nutricionistas de todo o Brasil acessam conteúdos sobre rotulagem, receitas de alimentação saudável, composição nutricional e estratégias de orientação alimentar para públicos diversos, além de artigos comentados, e-books e ferramentas clínicas.

Cultura viva dentro e fora da empresa

Com sede em Lavras (MG), a Verde Campo nasceu em 1999 e se tornou pioneira ao lançar a primeira linha de produtos zero lactose do Brasil, a linha Lacfree. Desde então, a empresa tem mantido seu compromisso com a saudabilidade, inovação e responsabilidade social. Hoje, a marca é reconhecida pela consistência na entrega de alimentos feitos com leite fresco, ingredientes de origem natural e respeito ao consumidor.

Para Fábio Ferreira, a cultura da empresa está intrinsecamente ligada à maneira como ela cuida de quem está dentro e fora dos muros da fábrica. “Queremos inspirar. E isso começa por nós. O Viver Verde Campo é um convite para que todos nós — colaboradores, consumidores, parceiros — sejamos protagonistas de uma nova forma de viver, mais leve, mais ativa e mais consciente”, conclui o executivo.

Com iniciativas como essa, a Verde Campo reforça que saúde não é apenas um conceito de mercado, mas um valor praticado diariamente. E, quando começa dentro de casa, os resultados se multiplicam — no bem-estar dos funcionários, na produtividade da empresa e na construção de um futuro mais saudável para todos.