Carregando agora

Semana de recesso escolar tem ritmo intenso de preparação para o Saeb

Crédito: Freepik

Nesta semana de recesso escolar, a rede municipal de ensino segue em ritmo intenso de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está promovendo aulões ao vivo para os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, que farão as provas do Saeb de 20 a 31 de outubro. O #FOCANOSAEB é uma série de aulas intensivas on-line de língua portuguesa e matemática, transmitidas pelo Youtube da Smed.

O Saeb, principal avaliação externa da educação no país, é determinante para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino e influencia diretamente políticas públicas e repasses federais.

Pelo cronograma do #FOCANOSAEB, estudantes do 5º ano terão aulas das 10h às 11h, nesta semana, alternando os conteúdos: de matemática na segunda (13) e quarta-feira (15); e de língua portuguesa nesta terça (14) e na quinta (16). Na sexta-feira (17), haverá aula de resolução de questões das duas disciplinas. Para alunos do 9º ano, as aulas serão das 15h às 16h.

A responsável pela Diretoria do Ensino Fundamental, Sâmara Carla Lopes, destaca que os aulões são uma importante estratégia de reforço da Smed, com foco em equidade. “O conteúdo ficará gravado e disponível no YouTube, permitindo que os alunos acessem as revisões a qualquer momento”. Além disso, após o recesso, as escolas podem utilizar as aulas como um recurso de revisão final em sala, estendendo o aprendizado a todos os nossos estudantes.

Caso alguma aula seja perdida, é possível conferir as gravações na aba “Ao Vivo” no canal “Assessoria de Comunicação – SMED” do Youtube.

Preparatório para o Saeb

Nas últimas semanas, a Smed tem realizado diversas ações preparatórias para a avaliação. Foi estruturado um plano de ação intensivo, com simulados semanais e encontros formativos com professores. A secretária de Educação, Natália Araújo, ressalta que a mobilização representa um compromisso da atual gestão com a melhoria da qualidade do ensino e a sustentabilidade financeira da rede.

“Estamos trabalhando para que cada escola avance em relação ao seu próprio histórico. Cada ponto a mais no Saeb representa, além de mais aprendizagem para os alunos, também mais recursos para investir em formação, infraestrutura e inovação pedagógica”, afirma.