Tecnologia do sistema financeiro avança, mas exige mais investimentos em segurança
A autora é Maria Cristina Diez, engenheira de softwares
e diretora-comercial e de marketing da MOST
Os negócios digitais ganharam corpo e avançaram no mundo inteiro, especialmente a partir da última década. O resultado é que hoje os usuários têm um leque de possibilidades que só está aumentando: do celular, ele consegue acessar a conta bancária, comprar e vender produtos e serviços, realizar investimentos e aplicações financeiras, conseguir linhas de crédito etc.
O cenário para o surgimento de novos negócios digitais é bastante promissor, mas esbarra num sinal de alerta. As soluções tecnológicas são cada vez mais amplas, porém elas expandem os riscos de exposição e uso fraudulento dos dados dos clientes. As inovações só se tornam viáveis se houver um sistema de proteção eficiente. As empresas de tecnologia trabalham nessas duas frentes, de oferecer solução e segurança ao mesmo tempo.
Um dos recursos que mais têm levado à construção de sistemas inteligentes com alto nível de segurança é o onboarding digital, que integra e controla o fluxo de clientes de uma empresa por meio de uma automação cadastral. onboarding é um dos avanços que identificamos na TI como dos mais eficientes. Podemos criar um controle rígido de identificação pessoal, em uma ou mais etapas. Trabalhamos com ferramentas que otimizam a segurança dos dados desde a entrada de relacionamento.
É isso, segundo ela, que explica a adoção do onboarding digital por setores com alta demanda de tecnologia e de segurança. É o caso do sistema bancário, que tem investido cifras próximas de R$ 2,5 bilhões por ano no desenvolvimento de soluções por meio de Inteligência Artificial. O uso de assinaturas digitais e o reconhecimento facial vêm sendo adotados com o intuito de atender à demanda do setor.
As tecnologias de onboarding digital apresentam êxito na luta contra os cyber ataques, embora seja uma batalha sem previsão de término. Os ataques aos sistemas avançam, mas a evolução da inteligência artificial está conseguindo antever com grande precisão os riscos ao sistema. Nós usamos sistemas antifraude que trabalham de forma integrada com bancos de dados governamentais e que fazem um escaneamento facial detalhado, que impede as ações de fraudadores.
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