Carregando agora

“Toda Idade é Tempo de Ser”: campanha apresenta histórias reais

Circula pela capital mineira a campanha “Toda Idade é Tempo de Ser”, realizada pelo CeMAIS. O foco é celebrar o envelhecimento como um processo contínuo de descobertas, afeto e expressão. Em um contexto em que o tempo é muitas vezes visto como um limitador, a campanha propõe uma mudança de narrativa, evidenciando a beleza e a força presentes em cada fase da vida.

Um dos principais objetivos desta sensibilização é colocar Belo Horizonte no radar para se tornar a capital com a maior captação via pessoa física no Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FUMID) do Brasil. Como destaca a diretora-presidente do CeMAIS, Marcela Giovanna, “ampliar a captação via pessoa física significa fortalecer as organizações da Sociedade Civil que cuidam e protegem as pessoas idosas na cidade, garantindo que mais projetos, serviços e direitos sejam efetivamente implementados no território”.

Como diferencial, a campanha tem como atores, pessoas reais que compartilham suas histórias em cada um dos vídeos que estão sendo exibidos nas redes sociais, painéis de led, backbus, back taxi e taxi Led. Como é o caso de Judith que dedicou 58 anos à Justiça, e continua acreditando que conhecimento é o que mantém a mente viva. Para ela, envelhecer não é parar. É seguir aprendendo, contribuindo e inspirando. José Manoel não trabalha porque precisa: ele trabalha porque ama. Com 82 anos, segue transformando madeira em arte e propósito. Cacá é resistência viva da cultura afro-mineira. Fundador do Bar do Cacá, ele enfrentou preconceitos e manteve o samba pulsando.

“Esses e outros personagens ilustram nossa campanha que nos ajuda a fortalecer políticas, recursos e atitudes que assegurem direitos e ampliem a consciência coletiva sobre o envelhecimento. Porque o tempo não limita quem somos; o direito de ser quem se é vale por toda a vida”, afirma Marcela.

A campanha contou também com blitzes educativas, passando pelas nove regionais de BH, mobilizando a sociedade para reconhecer, valorizar e garantir direitos das pessoas idosas. A primeira fase contemplou painéis de led, back táxi e táxi led, agora segue no digital.

A campanha “Toda Idade é Tempo de Ser” faz parte do projeto “Pelo Direito de Envelhecer
com Direitos”, uma iniciativa do CeMAIS, com o fomento do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, além do patrocínio de empresas como Itaú, Herculano Mineração, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Banco do Brasil, Solenis, Cogna Educação e Anhanguera.

CeMAIS
Uma organização da sociedade civil (OSC) criada em 2006 com o propósito de conectar pessoas e transformar realidades. Fomentamos elos e parcerias entre governos, empresas e organizações da sociedade civil para o enfrentamento de problemas críticos e para a realização de projetos que promovam a garantia de direitos e o desenvolvimento sustentável.

Mais informações: cemais.org.br/tempodeser