
“Queremos transformar o Wine Expo BH em encontro anual para o setor”, diz Dennis Carvalho
Evento pretende impulsionar ainda a economia local e fomentar o turismo
A Wine Expo BH, o maior encontro de negócios de vinhos de Minas Gerais, acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto de 2025 no BeFly Minascentro, no Hipercentro da capital mineira. O evento, voltado ao mercado B2B, reunirá dezenas de expositores, como vinícolas, importadoras e distribuidoras, além de oferecer uma programação robusta com painéis de discussão e palestras sobre temas como enoturismo, oportunidades de negócios em Hong Kong e o cenário atual do vinho no Brasil.
O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, que destaca a importância da iniciativa para o calendário da cidade, impulsionando a economia local e fomentando o turismo.
Segundo o idealizador e diretor da Wine Expo BH, Dennis Carvalho, tanto a exposição quanto a programação de conteúdos desta primeira edição são voltadas ao mercado B2B, reunindo não somente dezenas de expositores nacionais e internacionais — como vinícolas, importadoras e distribuidoras —, mas também executivos, especialistas e público investidor.
O empresário aponta: “Nosso objetivo é conectar quem produz vinhos com quem comercializa e serve vinhos. É um evento que favorece parcerias estratégicas, amplia mercados e promove o intercâmbio de experiências entre os profissionais da cadeia produtiva do vinho”. E complementa: “Queremos transformar o evento em um ponto de encontro anual para o setor, unindo produtores, distribuidores, restaurantes, bares e hotéis em torno de novos negócios”, diz Dennis Carvalho.
Para a Belotur, o apoio à Wine Expo BH representa um passo estratégico na consolidação de Belo Horizonte como um destino turístico de destaque e uma referência no cenário enogastronômico nacional.
A iniciativa se alinha perfeitamente à política de fomento a grandes eventos da capital, não apenas por diversificar o calendário e atrair um público qualificado de investidores e apreciadores, mas por reforçar a imagem da cidade como “Cidade Criativa da Gastronomia”, título concedido pela UNESCO.
Ao patrocinar a exposição, a Belotur estimula toda a cadeia produtiva do turismo, desde a rede hoteleira e de transportes até bares e restaurantes, gerando um impacto econômico direto e significativo. A realização de um evento B2B dessa magnitude no coração de Minas Gerais fortalece o ecossistema de negócios local, cria oportunidades para produtores mineiros e posiciona a cidade como um polo central para o mercado de vinhos no Brasil.