23/07/2024 às 10h27min - Atualizada em 23/07/2024 às 10h27min

A convite do Festival de Inverno UFMG, Eleonora Santa Rosa participa de sessão especial comentada de “Cristina 1300 – Affonso Ávila – Homem ao termo”

Ao lado do ensaísta e professor de Literatura Brasileira da UFMG Antônio Sérgio Bueno e do codiretor Marcelo Braga de Freitas, a diretora falará sobre o seu primeiro documentário que celebra a criação de um dos poetas mais importantes do Brasil no século XX.

Divulgação

A jornalista, articulista e gestora Eleonora Santa Rosa participará de uma sessão especial comentada do seu primeiro longa, o documentário “Cristina 1300 – Affonso Ávila – Homem ao termo”, no 56º Festival de Inverno UFMG, no dia 24 de julho (quarta-feira), às 19h, no auditório do Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro). Após a exibição do filme, que celebra o legado poético do escritor, ensaísta, pesquisador e historiador Affonso Ávila, haverá uma conversa com a diretora e roteirista ao lado do professor de Literatura Brasileira da UFMG, Antônio Sérgio Bueno, e do codiretor Marcelo Braga de Freitas. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço.

 

Na conversa após a exibição, serão abordados os bastidores da produção, que faz um mergulho profundo na poesia construtivista, experimental, crítica e singular de Affonso Ávila, os desafios de se produzir documentários dessa natureza, as contribuições do escritor para a poesia de vanguarda, sua trajetória e a relevância de sua obra na cultura brasileira.

 

“Affonso Ávila participou do início do projeto de concepção do filme em 2010, com gravações feitas em sua casa, na rua Cristina, 1.300, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte (MG), como também em Ouro Preto (MG), cidade de sua predileção. A obra traz também leituras inéditas de Affonso Ávila em estúdio, em 2012”, ressalta Eleonora, destacando, ainda, que a ideia principal do documentário é apresentar o poeta por ele mesmo, sem legitimação de admiradores e críticos, o homem, o poeta, o cidadão e sua produção poética sob sua própria a ótica e entendimento.

 

Santa Rosa, responsável também pelo argumento, roteiro e produção executiva, que contou com a codireção de Marcelo Braga de Freitas, conviveu com o ensaísta por mais de três décadas, profissional e familiarmente, e desejava resgatar e difundir para o grande público a trajetória poética refinada, absolutamente singular de Ávila, que tinha um domínio  absoluto de seu fazer, mestre do manejo da língua e da linguagem, com jogos, aliterações, torções, apropriações, montagens, subversões de sentidos e novos significados.

 

“Affonso Ávila teve uma carreira reconhecida e muito respeitada como ensaísta e pesquisador do barroco, especialmente o mineiro, e apesar de ser um dos maiores poetas contemporâneos do país, sua produção poética está restrita, sobretudo aos seus pares. Com seu falecimento em setembro de 2012, senti-me na obrigação de trabalhar no projeto de produção de um filme que pudesse mostrar a sua poesia profundamente original, que não se encaixa em nenhuma escola literária específica”, enfatiza.

 

Eleonora Santa Rosa define o projeto como um exercício de crença absoluta na importância do legado poético de Ávila. “O documentário é uma lição de resistência, resiliência, persistência e insistência, porque foi desafiador em vários sentidos – desde a sua estruturação diferenciada do padrão usual dos filmes nesse campo, da dificuldade na captação recursos financeiros, do falecimento do Affonso antes do encerramento das gravações, de desafios técnicos do material gerado há mais de uma década, da interrupção do projeto de viabilização em função da pandemia e até mesmo da escolha de uma equipe que entendesse o âmago do filme”, enumera.

 

A trilha sonora, por exemplo, é um elemento central do documentário, um fator estruturador da obra, que dialoga plenamente com a poesia de Ávila. Lucas Miranda (oscilloID), jovem compositor de Belo Horizonte, “fez um trabalho extraordinário”, nas palavras da diretora. Igualmente crucial, a identidade visual, desenvolvida pela Voltz Design (Alessandra Soares e Cláudio Santos Rodrigues, este último também diretor de arte), e a montagem de Breno Fortes, trabalho de parceria estreita e conjunta.  Importante também a participação em todo o processo de Marcelo Braga de Freitas, codiretor e que acompanha o projeto de seus primórdios em 2012.

 

“Cristina 1300 – Affonso Ávila – Homem ao termo” tem tradução em inglês, espanhol e libras, e é uma produção do Santa Rosa Bureau Cultural em conjunto com Alef Cultural, tem o patrocínio da CEMIG (Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais) e da LIASA (Lei Federal de Incentivo à Cultura).

 

FICHA TÉCNICA “CRISTINA 1300 – AFFONSO ÁVILA – HOMEM AO TERMO”:

 

Direção, argumento original e roteiro: Eleonora Santa Rosa

Codireção: Marcelo Braga de Freitas

Montagem: Breno Fortes

Produção executiva: Joana Braga e Eleonora Santa Rosa                         

Trilha sonora original: Lucas Miranda (oscilloID)

Tratamento de som, mixagem e masterização: Ronaldo Gino

Identidade visual: Voltz Design (Alessandra Soares e Cláudio Santos Rodrigues)

Direção de animação: Cláudio Santos Rodrigues

Participação especial (leitura de poemas): Vera Holtz

 

Sobre Eleonora Santa Rosa

 

Jornalista, escritora, gestora e estrategista cultural, desempenhou inúmeras funções públicas ao longo de sua reconhecida trajetória profissional. Foi secretária de Cultura de MG, diretora do Centro de Estudos Históricos e Culturais da Fundação João Pinheiro, diretora de captação e marketing da Fundação Clóvis Salgado e diretora executiva do Museu de Arte do Rio – MAR, dentre outros. Na sua gestão na SEC, implementou programas e instrumentos de estímulo à cultura, destacando-se o Fundo Estadual de Cultura e a criação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Implantou a primeira fase do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e foi responsável pela idealização e proposição do Memorial de Minas Gerais e do Plug Minas. Autora dos livros “Interstício”, “Solilóquio” e “cultura!”, atua como consultora e palestrante. www.santarosacultural.com.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ocontornodebh.com.br/.