Carregando agora

Exaustor Axial ou Radial: Quais as Diferenças?

Investir em exaustor axial ou radial?

Quando o assunto é a climatização e a melhoria do ar em empresas ou fábricas, é comum surgir a dúvida sobre qual é o melhor equipamento.

Inclusive, muitas pessoas podem até assumir que se trata da mesma coisa, apesar de existirem diferenças significativas, especialmente se levarmos em consideração o ambiente e a finalidade do uso.

De maneira geral, ambos têm seus pontos fortes e fracos, que devem ser avaliados antes de fazer a escolha.

Neste artigo, você vai entender o que é um exaustor e para o que ele serve.

Em seguida, vamos explicar a diferença entre exaustor axial e exaustor radial.

Confira!

O Que são Exaustores?

Exaustores são equipamentos que puxam o ar ou as partículas, auxiliando na climatização e na redução de odores, fumaça ou poeira do ambiente.

São muito parecidos com ventiladores, por exemplo, mudando apenas a direção para onde o conteúdo é direcionado.

Então, enquanto ventiladores sopram, os exaustores sugam.

Ou seja, são essenciais em ambientes pouco ventilados, onde há uma grande geração de partículas, como é o caso de cozinhas industriais, laboratórios, galpões e fábricas.

Assim, são indispensáveis para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, auxiliam em boas práticas ambientais e evitam o desgaste precoce das máquinas do ambiente.

O Que é um Exaustor Axial?

O exaustor axial controla o fluxo de ar em linha reta e tem capacidade de movimentá-lo em grandes volumes, apesar de exercer menor pressão.

Assim, seu principal objetivo é fazer a ventilação do local, além de controlar a umidade e o calor.

Onde Usar Exaustor Axial?

O exaustor axial é aplicado em locais onde é necessária a circulação do ar, sem restrições significativas no fluxo.

Em geral, são mais recomendados para ambientes que não apresentem um nível muito alto de partículas, como poeiras ou gases tóxicos.

Assim, podem ser utilizados em indústrias, galpões, fábricas e armazéns.

Inclusive, por ser um dispositivo simples, versátil e de fácil instalação, pode ser incorporado em telhados, tubulações e paredes.

O Que é um Exaustor Radial?

O exaustor radial – ou centrífugo tipo radial – possui um rotor pá reta, sendo um tipo de rotor que estabelece um padrão de fluxo radial e, com isso, tem características e aplicações diferentes em relação ao exaustor axial.

Assim, ao invés de movimentar o ar em linha reta, o fluxo de ar é direcionado perpendicularmente ao eixo de rotação.

Então, além de fazer a exaustão, ele também insufla o ar e faz o transporte de materiais.

Onde Usar Exaustor Radial?

O exaustor radial é recomendado para madeireiras, indústrias químicas, têxteis, metalurgia e biomassa.

Além disso, também é adequado para locais de produção hostis, com produtos inflamáveis e corrosivos.

Diferenças Entre o Exaustor Axial e o Radial

Como você viu anteriormente, as diferenças entre o exaustor axial e o radial estão nas suas características e aplicações, que devem ser definidas pelo contexto e objetivo da instalação.

Confira um resumo:

  • Na movimentação do ar, o exaustor axial move um maior volume de ar, enquanto o radial movimenta uma quantidade menor, mas com mais força e pressão
  • A direção do fluxo de ar também é diferente. No axial, acontece em linha reta, enquanto no radial é feito em torno do eixo de rotação
  • O ambiente e o tipo de partículas também se diferenciam, já que o radial é mais recomendado para locais agressivos, enquanto o axial deve ser usado em ambientes mais simples
  • A instalação do exaustor axial é bem mais simples do que a do radial, especialmente por causa da sua alta pressão estática.

Exaustor Axial ou Radial: Escolha Brasfaiber

Independente do modelo de exaustor, o ideal é investir em equipamentos de um fornecedor especializado e confiável, como é o caso da Brasfaiber.

Afinal, são mais de 35 anos de atuação na fabricação de itens de climatização e ventilação, garantindo o máximo de qualidade e eficiência a inúmeras indústrias brasileiras.

E, além de uma ampla variedade de produtos, também oferecemos profissionais especializados para avaliar o ambiente e o processo produtivo da sua fábrica, indicando o equipamento mais adequado às suas necessidades.

Então, agora que você já entendeu as diferenças entre o exaustor axial e radial, entre em contato com a nossa equipe e solicite um projeto personalizado!

 Imagens: Brasfaiber

Publicar comentário